Home » Consultoria

Consultoria

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DA MANUTENÇÃO

Buscando apoiar as empresas na obtenção de resultados “Classe Mundial” a TECÉM desenvolveu um Sistema de Avaliação e Diagnóstico de Manutenção, já aplicado em mais de vinte instalações, que se constitui uma poderosa ferramenta para:

  • Identificar o nível atual da Manutenção;
  • Recomendar ações de curto prazo mais representativas de ganho;
  • Fornecer um planejamento para mudanças de patamar na direção da “Manutenção Classe Mundial”.

As “Não conformidades” que a TECÉM tem detectado em suas consultorias, indicam a necessidade de aplicação de uma metodologia para que as empresas mudem de patamar.

Em tempos de competitividade acirrada , a importância estratégica da Manutenção como centro de resultados nas empresas se acentua por sua contribuição sistematizada na obtenção de níveis de excelência em padrões internacionais. Essa contribuição se evidencia através da Continuidade Operacional, da Confiabilidade e da otimização de custos, proporcionada à planta industrial pelas melhores práticas de Manutenção e medida pelos seus indicadores mais representativos.

Os consultores seniores da TECÉM, têm constatado que, apesar do desenvolvimento da Manutenção no Brasil, ainda se observa uma marcante dicotomia entre o discurso e a prática no processo de gestão da Manutenção.

Algumas empresas já vêm adotando as melhores práticas de manutenção; um número razoável de empresas precisa de uma sistematização para buscar o melhor caminho e um número maior de empresas ainda não conseguiu se desvencilhar dos problemas do dia a dia.

Em virtude disso a TECÉM desenvolveu um programa de Avaliação e Diagnóstico da Manutenção que não se limita apenas à análise de documentos e tem uma abordagem muito mais abrangente com inspeções no campo e oficinas, análise de interfaces, entrevistas e análises dos procedimentos, planos de gestão, indicadores, dentre outros.

Consultas através de e-mail tecem@tecem.com.br
ou pelo telefone 55-31-9108-8109

 

TERCEIRIZAÇÃO NA MANUTENÇÃO

Análise do processo de terceirização na Manutenção, abrangendo a forma de contratação, práticas de relacionamento tomador – Prestador de serviço, nível de habilidades do pessoal contratado, anexos técnicos e seleção de empresas, aspectos relacionados À segurança, ferramental, EPI e condições de transporte e alimentação. Verificação das instalações e condições fornecidas aos Terceiros e aplicação dos itens contratuais.

Alerta para modificações necessárias voltadas tanto para a melhoria dos resultados da Manutenção como para aspectos legais E estruturais que podem se tornar passivos trabalhistas ou ocorrências não desejadas.

TRATAMENTO DE INTERFACES MANUTENÇÃO-SUPRIMENTOS-OPERAÇÃO E ENGENHARIA

Consultoria para melhoria das interfaces internas entre os segmentos com o objetivo de definir procedimentos que levem à Interação entre as áreas e melhoria dos resultados da organização.

PLANEJAMENTO NA MANUTENÇÃO

Sob esse título a TECÉM disponibiliza consultoria e assessoria em duas áreas que são responsáveis pela otimização dos recursos da Manutenção e aumento da disponibilidade da planta.

A atuação da consultoria analisa o PPCM – Planejamento, Programação, Coordenação e Controle e as Especializadas – área de execução da Manutenção. Inclui relacionamento com o cliente (Operação ou outros) e estabelecimento de práticas que levem a um novo patamar nos resultados da manutenção e em consequência da empresa.

Clientes
  • votorantim-metais-tecem
  • nansen-cliente-tecem
  • fca-cliente-tecem